15.4.12

Abandono de Sonhos!






Acabei de ver A Grande Reportagem na SIC, era impossível não ficar emocionada com os relatos feitos por alunos, que tiveram que desistir ou adiar um sonho, o ensino superior. É de facto uma realidade dramática.

Ao ver os relatos destes jovens, pensava como eles se devem sentir, a frustração, o desgosto o turbilhão de emoções, as perguntas que eles farão a eles próprios, os porquês de tudo isto!

O desemprego, a diminuição das bolsas de estudo, novos regulamentos da acção social, está a destruir todos os sonhos, e esforços que estes jovens fizeram até aqui.

Curiosamente, ainda hoje tive uma conversa de manhã com com a minha filha, porque temos as propinas para pagar, e desta vez está mesmo muito complicado. E hoje ela tinha que fazer algumas compras antes de ir para a Guarda porque lá é tudo mais caro, e por falta de transporte não pode recorrer aos hipermercados da zona.

Antes de almoço foi com o pai fazer as compras para levar, e quando chegou disse-me e com lágrima no olho, mãe eu gastei o mínimo, mas foram 13 euros, trouxe tudo marca branca, já não trouxe as bolachas nem o queijinho, quando me disse isto senti como uma balde de agua fria pela cabeça abaixo, ainda disse mas filha trazias menos, mas ela sabe que se está a passar por uma situação bem difícil. E ainda há muita coisa que vamos conseguindo, porque estamos os dois a trabalhar, mas daqui para a frente não sei!

Agora ao ver a reportagem, e ao lembrar das lágrimas da S, e das minhas por consequência, consegui por segundos imaginar-me como esses estudantes se estão a sentir, e não deixei de ficar mal com tudo isto.

A solução que eu consigo arranjar para pagar as propinas da S é pedir o subsidio de férias antecipado, porque ainda o tenho, ou acho que vou ter, e não sou funcionária publica! E quem não tem, e quem tem um dos pais desempregados?

Que porcaria de País é este que trata as pessoas com menos poder económico, gente de 2ª escolha?
Que porcaria de país é este que trata os jovens que serão o futuro como se não existissem?
Que porcaria de país é este que acaba com os sonhos destes jovens?????

Por muita força que se tenha, há momentos na vida que uma pessoa desespera, e os pais destes alunos? Devem culpar-se a toda a hora quando vê um filho desistir por não poder ajudar!

Este governo é um circo cambada de palhaços!

Eu Oh!

Sem comentários: