20.4.12

Chama-se ES.COL.A


Chama-se ES.COL.A (Espaço Coletivo Autogestionado) do Alto da Fontinha. É um movimento que decidiu ocupar uma escola primária abandonada numa zona degradada da cidade do Porto. A ação foi considerada ilegal pela Câmara Municipal do Porto, mas teve sempre o apoio da população, que passou a poder usufruir daquela espécie de centro social.

Apesar das conversações com o município, que chegou a propor um contrato de arrendamento (rejeitado pelo movimento em assembleia geral), os ocupas foram agora despejados pela câmara através da intervenção de polícia municipal e polícia de intervenção da PSP.

Nuno Ramos de Almeida, um dos elementos do «Combate de Blogs», da TVI24, explicou no último programa que a escola primária «estava abandonada há cinco anos e há um ano houve um grupo de pessoas que ocupou a escola, com o apoio da população. Recuperaram o edifício e passaram a fazer um conjunto de atividades bastante alargado, que vão desde o apoio ao estudo, a aulas de música, a aulas de capoeira, uma biblioteca, um conjunto de facilidades que são decididas pela população e pelas pessoas que lá estão, que vão fazendo um espaço comum do bairro onde não havia nada».

Ontem este movimento foi agredido e despejado, sei que já tinham sido avisados, sei que este tipo de confronto não leva a nada, mas se este movimento tem o apoio da população, é porque esta a fazer algo de bom e positivo, não será? E se está porque se tomaram atitudes como esta? Na minha opinião, e é só minha este tipo de movimentos, associações precisam é de quem os ajude, não de quem lhes corte as asas. Não seria melhor se precisam da escola, arranjar um sitio onde eles podessem actuar, e continuar com o seu trabalho? Neste momento em Portugal nenhuma associação ou movimento é de mais, se o governo não olha por nós, alguém tem que olhar.

Eu Oh!

Sem comentários: