23.4.12

Filhos e Divórcios


 


 Filhos de pais divorciados.

Não tenho nenhuma situação que conheça profundamente, mas leio bastante sobre estes temas, vejo programas, sou uma pessoa bastante interessada em tudo que diga respeito aos filhos.

E hoje no Publico vinha também esta noticia que me pareceu com demasiado interesse.

http://www.publico.pt/Sociedade/que-e-feito-dos-filhos-que-sobram-da-guerra-entre-os-homens-e-as-mulheres-1543084

Perante o que li só me apraz dizer.

Soluções? Não há grandes soluções a meu ver, os pais divorciam-se porque não estão bem, ninguém se divorcia para fazer mal aos filhos, mas também é verdade que ninguém se divorcia pensando muito nos filhos.

Também deve ser fácil falar como eu, porque estou de fora, quem esta com este tipo problema, é que sabe, mas não e por acaso que se diz que quem está de fora vê melhor o problema.

A meu ver quando existe uma situação de divórcio, os filhos são sempre as pessoas que mais sofrem, não sei se todo o sofrimento pode ser evitado, mas sei que os pais tem que pensar muito nisso, o casal dar-me mal depois de um divorcio só pode ser prejudicial, só mesmo se nos pusermos na lugar da criança poderemos avaliar o que ela esta a passar, e há crianças que revelam que mostram o desagrado e até sofrimento, mas há outras que guardam só para si sem falarem com ninguém.

Se os pais pensassem nem o tribunal metiam nesta situação, falariam, entrariam em acordo, deixariam a criança fora do problema que os afectou. Vi num programa de TV os pais a falarem, e foi horrível, a forma como encaram a posse dos filhos, e como se fosse um autentica mercadoria, eles só pensam em magoar-se, vingar-se, quando o divorcio não e de comum acordo.

A Posse dos filhos deverá ser da mãe ou do pai? Não sei, cada caso será um caso, não acho as mães mais capazes do que certos pais, nem pais mais capazes de que certas mães! Acho que se não pensassem quem é que ganha a guarda dos filhos, eles próprios saberiam o que era melhor para a criança.

Há sempre uma divisão, haverá sempre duas casas, acabarão todos os dias os jantares em família, mas há muita coisa que pode e deve continuar, dialogo dos pais, leva-los a escola, ir as reuniões, passar ferias e fins de semana com eles, ir juntos comprar o material escolar, brincar com eles, leva-los a passear, estudar com eles, tudo isto é possível, se o ex-casal se der bem, e só tem que dar,  o filho não pediu para vir a este mundo, o filho não tem culpa se os pais deixaram-se de se gostar, o filho só quer sentir-se filho, amado, desejado e respeitado.

Não era bom, se os pais conversassem, não falassem mal do ex, não usassem os filhos para transportar recados, não fizessem chantagem emocional muitas vezes com a criança, deixa-los conviver livremente, sem hora marcada com o outro, partilhar tudo o que disser respeito aos filhos, não era bom?

Eu Oh!





Sem comentários: