18.4.12

Funções do Sono




Interessante este artigo sobre o sono, sabemos que é importante dormir pelo menos 8 horas, e até queríamos dormir esse tempo, mas de facto quando se tem problemas, ou ate qualquer assunto que precisamos tratar, já não se consegue dormir, o sono dos justos!

Conseguimos neste artigo saber porque temos que dormir. e o que nos pode ajudar a dormir melhor.

Um Neurologista explica por que dormimos e o que se passa no cérebro enquanto o fazemos
Dormir é uma necessidade tão natural que, muitas vezes, não pensamos nela. Mas é precisamente por ser uma necessidade básica que se torna importante.

Provavelmente, sabe que é essencial dormir oito horas por noite, mas já se perguntou porquê? O que acontece de tão importante enquanto dormimos para este conselho dever ser seguido à risca?

A resposta está nas actividades realizadas pelo seu cérebro enquanto descansa. Para sabermos ao certo o que acontece e como se processa, falámos como o neurologista Ângelo Soares, autor da obra «O sono – efeitos da sua privação sobre doenças orgânicas».

Como se define o sono?

O sono é um estado anatómico e funcional de não acordado, de desligar da relação com o mundo exterior para que o cérebro possa trabalhar para si próprio, dedicando-se às actividades necessárias ao seu funcionamento normal.

O que é que nos obriga a dormir?

A nossa própria estrutura anatómica e fisiológica cerebral. Como qualquer máquina, o organismo tem necessidade de parar de vez em quando e descansar. Mas não se trata propriamente de descansar, já que é justamente quando estamos a dormir que o cérebro trabalha mais.

Que actividades são realizadas pelo cérebro enquanto dormimos?

Durante o sono, o cérebro desliga-se do ambiente exterior e analisa todas as suas funções e estruturas anatómicas, bem como as secreções que precisa de libertar. Por outro lado, aproveita para reparar lesões que podem aparecer e complicar a actividade cerebral.
Quanto à memória, esta vai compilar os dados da informação «amontoados», vai catalogá-los e armazená-los correctamente de modo a conseguir, em qualquer altura, recuperar e usar essa mesma informação.

As regras do sono

O estilo de vida que deve adoptar para ter noites reparadoras
Se quer ter um sono reparador, não basta lembrar-se disso no momento em que as insónias o impedem de adormecer. Ou quando acorda ansioso e stressado, apesar de ter dormido o suficiente e aparentemente bem.

A qualidade do sono está directamente relacionada com aspectos da vida como a alimentação e o exercício físico. A boa notícia é que dormir melhor pode depender muito de si.

Para saber que medidas práticas adoptar, siga os conselhos do neurologista Ângelo Soares, autor do livro «O sono – efeitos da sua privação sobre as doenças orgânicas».

Quais os principais erros que as pessoas cometem em relação ao sono?

Os portugueses cometem abusos nomeadamente ao nível do consumo de álcool e de drogas, o que é terrível para o sistema nervoso e não só, a nível imediato e a longo prazo. Além disso, não gostam de cumprir regras, e isto é uma questão de disciplina intelectual.

Que regras de ouro se deve ter em conta em relação ao sono?

Deve-se deitar e levantar a horas mais ou menos certas. Deve-se habituar as crianças a irem para a cama entre as 22.30 e as 23 horas e a acordar pelas sete ou oito da manhã. Para os adultos, dormir entre as onze e a meia-noite e as sete ou oito horas.

Como se deve comer para se dormir bem?

Deve-se fazer pequenas refeições aproximadamente de três em três horas ao longo do dia, com um intervalo nocturno de oito horas. À noite, deve-se fazer uma refeição ligeira e de fácil digestão, cerca de duas a três horas antes de ir dormir.

Fonte: Sapo
Eu Oh!

Sem comentários: