14.5.12

Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho (DORT)

 

No fim de um dia de trabalho, após o uso intenso do computador, é muito comum a desagradável sensação de dores nos ombros, nas costas, nos braços e nos dedos, principalmente se o usuário não conta com mobiliário adequado ou se descuida da postura.
Estes problemas, chamados de Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho (DORT), são causados pelo atrito dos músculos, pelo excesso de força que exercem ou pela falta de oxigênio.
“Os distúrbios mais frequentes observados em usuários constantes de computador são aqueles resultantes de inflamações, de contrações prolongadas, de compressão dos tecidos e do estresse”, observa o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).

Fonte:  http://www.iredo.com.br/site/?p=1272

PREVENÇÃO 

  • Evitar actividade repetitiva e prolongada (dactilografar ou digitar horas seguidas, sem interrupção).


  • Melhorar as condições ergonómicas do trabalho (cadeiras e mesas adequadas, apoiadores de antebraços para digitadores etc).


  • Descanso intercalado durante a jornada de trabalho, destinando 10 minutos em cada hora para exercícios de alongamento e relaxamento.


  • Acção conjunta entre empregadores e empregados que visem prevenir as lesões decorrentes de esforços repetitivos.

  • É sempre bom saber!

    Eu Oh!

    Sem comentários: