12.9.12

Epilepsia em Cães

  


Cão com convulsão? Cachorros epilépticos existem sim e não são tão raros como alguns imaginam. Os ataques epilépticos em cães são situações bastante desagradáveis e que podem gerar preocupação nos donos. Aqui damos algumas dicas do que é a epilepsia em cães, como diagnosticar, tratar e como reagir quando o cachorro tem uma convulsão.



O que é epilepsia canina?

Trata-se de um fenômeno que ocorre no cérebro do animal que pode gerar diversos comportamentos estranhos como se o animal tivesse perdido o controle sobre si mesmo.

Uma convulsão é causada por algum tipo de atividade anormal no cérebro do cachorro. De maneira simplificada, podemos dizer que o cérebro do cachorro utiliza pequenas descargas elétricas para funcionar. Quando estas descargas elétricas se alteram pode ocorrer uma anormalidade e o cachorro pode vir a ter um ataque convulsivo, ou uma convulsão.


Quais os sintomas de um cachorro epiléptico?

A epilepsia em cachorros varia de intensidade. Em alguns casos ela é mais fraca neste caso o sintoma é de desatenção por parte do cachorro como se ele não prestasse atenção direito no que acontece ao seu redor. Nesse caso o animal parece estar “viajando” e aparenta estar desconectado do ambiente em que se encontra.

Se o cachorro apresenta epilepsia em um grau mais forte ela pode até gerar alucinações no cachorro e comportamentos anormais que um cão normal não faria. Ela pode gerar pequenos desmaios e contrações musculares “estranhas” no corpo do animal. Uma convulsão canina pode ser forte o suficiente para fazer o cão cair no chão e se contorcer com violentas contrações musculares.


O que fazer caso seu cão tenha uma convulsão?


A primeira recomendação é manter a calma! Não tente segurar seu cachorro, ou tentar “acordá-lo” do estado em que se encontra.

Recomendamos que você ligue para o veterinário sempre que a convulsão ocorrer. Ele pode orientá-lo sobre como reagir durante uma convulsão do cachorro.

Primeiro impeça que o animal se machuque ao bater em objetos próximos, ou cair em algum buraco. Você pode colocar uma almofada ou material macio ao redor do cachorro, ou embaixo da cabeça.

Você pode ter ouvido falar que o cão pode “engolir a própria língua” durante uma convulsão. Isto não é verdade, não tente colocar a mão dentro da boca do cachorro enquanto ele tem uma convulsão, pois ele pode acabar lhe mordendo sem querer.

Observe a convulsão, veja que partes do corpo do cachorro estão se contraindo, observe a duração do evento para comunicar ao seu veterinário os detalhes do ataque epiléptico. Isso será importante para ajudar o veterinário a diagnosticar o problema de saúde de seu animal.

A maioria das convulsões dura pouco tempo (algumas dezenas de segundos). Convulsões mais graves duram alguns minutos. Geralmente quanto maior a duração mais grave é o ataque epilético. Uma convulsão que dure uns 5 minutos ou mais pode ser um problema sério.

Após o ocorrido, observe o comportamento do cão, observe se ele não vem a ter nenhuma outra convulsão nos próximos dias.

Como tratar ataques epilépticos em cães?

Na maioria das vezes o tratamento contra epilepsia em cães tem o objetivo de reduzir a intensidade e a freqüência com que o cão tem convulsões.

Geralmente não há um tratamento definitivo que acabe com as convulsões para sempre a menos que a causa da convulsão possa ser identificada, o que é pouco comum.

O seu veterinário irá dizer qual a melhor forma de tratar a epilepsia do cão. Às vezes o tratamento consiste em dar remédios anti-convulsionantes para seu cão. Esses remédios só devem ser utilizados sob expressa recomendação de um veterinário, nunca ministre remédios ao seu cão sem expressa orientação do veterinário! Os nomes mais comuns de remédios contra convulsão em cães são: Phenobarbital, diazepam, valium, brometo de potássio, dentre outros.

A epilepsia é um problema mais comum do que se imagina e necessita de tratamento especializado de um veterinário. Alguns cães apresentarão sintomas durante a vida toda o que não irá impedir que eles levem uma vida normal, caso sejam tratados da maneira adequada.

Eu Oh! Só de pensar no meu Simba fico toda a tremer :(

Sem comentários: