31.10.13

Sou Mãe de uma Enfermeira Recém-Licenciada





E é mais uma Enfermeira a emigrar para o Reino Unido, deixa para trás a família, o namorado e amigos, num País que é o seu, que a viu nascer, crescer e estudar. Foi uma aluna exemplar, uma filha que nunca deu problemas, e o seu principal objectivo era acabar a sua licenciatura o mais rápido possível, porque sabia que os pais faziam um esforço extra para a manter numa escola longe de casa, e ainda tinham que pagar propinas, ou seja, para não ser inculta tínhamos que pagar. E eu que sempre pensei e me ensinaram que estudar além de um dever era também um direito!

E esta enfermeira emigrou porque o seu País não respeita, não emprega e não reconhece os seus profissionais de saúde, profissionais estes que são procurados por outros países, como sendo uns dos melhores em todo o mundo.

A mim faz-me confusão, o nosso governo incentivar jovens licenciados, neste caso enfermeiros, a emigrar quando a saúde está tão mal em Portugal! Mas também se esquece que para emigrar nos dias de hoje, é preciso ter dinheiro, como é que filhos de pessoas desempregadas ou que vivem com míseros ordenados podem emigrar? É preciso para toda a documentação (registos nas respectivas Ordens dos Enfermeiros, bilhete de avião, passaporte, tradução de documentos em notário, dinheiro para levar para um mês)  mais ou menos 1.000 €, isto fazendo as contas por alto. 

Eu como mãe sinto-me revoltada, e o meu coração doeu quando a vi entrar naquele avião, mas como qualquer mãe só tenho que apoia-la e dizer-lhe que o importante é sonhar, e seguir o sonho, e se não pode fazer no país dela que o faça em outro que a respeite e lhe de valor.

É, esta enfermeira é a minha filha, e um dia apesar de Portugal a tratar mal, ela vai orgulhar-se de ser Portuguesa e ter levado com ela a sua bandeira para um outro país, e mostrar que os portugueses são pessoas com imenso valor,  e deixam boas marcas por onde passam.


Cecília Macedo

Sem comentários: