2.10.12

Conversa de Autocarro


Hoje sentei-me ao lado de uma senhora que aparentava 50 e tal anos, qiando passamos pela Faculdade de Letras no Campo Alegre, viu-se como normalmente se vê no principo de ano, muitos caloiros, e as veses assistimo também de dentro do autocarro algumas praxes.~

Hoje os caloiros estavam sentados no chão, estava bastante frio de manhã, como havia muito transito aquela hora o autocarro ficou paradao ali em frente e olhava-mos para aquela cena tão triste!

Ate que a senhora meteu conversa comigo, e dizia :

-Acha que isto tem algum jeito? Haviam de acabar as praxes, não acho graça nenhuma a isto, a minha filha nunca deixou que a praxassem, e o meu filho no ISMAI aceitou porque era uma praxe leve.

Eu, confesso que não sabia muito bem o que dizer porque eu sou a favor das praxes, agora porque a minha filha já a fez, rsss, porque antes também punha muito em causa se havia de existir ou não! Mas sou a favor de da praxe, porque é tradição, e cono qualquer tradição deve ser mantida! Não sou a favor de muitas coisas que fazem, e nada de ofensas morais nem corporais, isso sou definitivamente contra. Entao eu disse a senhora:

- São jovens, eles gostam, ninguém é obrigado a ser praxado, e sabem também que tudo tem um limite, se ultrapassar esse limite, eles não se calam!

- Tem filhos a senhora? e eu respondi:  - Tenho sim, uma de 22 anos que também foi praxada, e eu achei pelo que contava um pouco violento, mas ela esteve de pedra e cal ate ao fim, acabei por me habituar, rss

Falmos dos cursos dos nossos filhos, e como estavam eles de vida, e entao a senhora diss-me com um ar bem desgostoso!

- Sabe, nunca na minha vida trabalhei a dias, agora tenho que faze-lo, fiquei viuva, a minha filha com 30 anos e formada esta em casa deempregada, e com uma grande depressão, o meu filho anda no ultimo ano, e como não tinhamos outros rendimentos, tive que iar trabalhar para casa de um Dr. para por pelo menos o pão na mesa.

- É triste esta situação em Portugal, eu também não vejo futuro para a minha filha, confesso que ando muito preocupada, também tenho um desempregado em casa, e as coisas estão bem dificeis! disse eu

- É verdade, andava tao orgulhosa por eles andarem na faculdade, e agora pergunto-me Para Quê? Eu ando angustiada, a minha filha diz que qualquer dia desaparece, eu nao posso ficar em casa a tomar conta dela, nao posso perder este emprego, mas ando sempre com o coração apertadinho!

Que podia eu dizer, perante tao dramatica situação? Ainda bem que chegamos ao destino, não queria falar mais deste assunto, a senhora estava mal, e eu tb, sei que eu não seria muito boa companhia para aquela senhora!

Saiu do autocarro com muita pressa, e desejou muita sorte à minha filha, eu desejei aos dela e mais uma viagem se passou!

Eu Oh! QUERA TANTO QUE ISTO NÃO PASSASSE DE UM PESADELO :(




Sem comentários: